
Colocar a casa para arrendar durante as férias compensa?
Está a pensar ausentar-se durante o verão? Arrendar a sua casa nesse período pode ser uma forma inteligente de rentabilizar o imóvel.
Saiba o que deve ponderar antes de colocar a casa no mercado de arrendamento temporário
Com a chegada do verão, muitos proprietários ponderam arrendar as suas casas enquanto estão de férias.
Esta é uma prática cada vez mais comum, especialmente em zonas urbanas ou turísticas, onde há maior procura por alojamento temporário. Mas será que compensa?
1. Pode ganhar um rendimento extra
Arrendar a casa por curtos períodos pode representar um bom rendimento adicional - especialmente em cidades com elevada procura turística. Plataformas como Airbnb, Booking ou plataformas locais facilitam a promoção e gestão do arrendamento.

Exemplo: Um apartamento em Lisboa ou no Porto pode render entre 70 e 150 euros por noite, dependendo da localização, tipologia e época do ano.
2. Há custos e burocracias a ter em conta
Apesar das vantagens, o arrendamento temporário implica encargos com limpeza, manutenção, consumo de água/luz, e até taxas das plataformas. Além disso, precisa de:
- Registar o imóvel como Alojamento Local (AL);
- Comunicar os hóspedes ao SEF;
- Declarar os rendimentos às Finanças.
Se não tiver disponibilidade para gerir o imóvel, poderá ter de contratar uma empresa de gestão, o que reduz ainda mais o lucro.
3. Cuidados com a segurança e o imóvel
Se vai deixar a sua casa com desconhecidos, é importante tomar precauções:
- Guardar objetos pessoais e de valor;
- Instalar fechaduras seguras;
- Ter um seguro adequado para arrendamento de curta duração.
4. Impacto fiscal
Os rendimentos obtidos com arrendamento de curta duração são tributados em sede de IRS, podendo ser englobados ou tributados de forma autónoma.
Informe-se junto das Finanças ou de um contabilista para evitar surpresas e perceber se compensa no seu caso específico.
No geral, arrendar a casa durante as férias pode, de facto, compensar financeiramente - mas exige planeamento, responsabilidade fiscal e alguma dedicação. Se o fizer com segurança e legalidade, pode transformar o seu espaço numa fonte de rendimento sazonal.
Leia ainda: Arrendar uma casa: O que é e compensa comprar para arrendar?
Ainda não comprou a sua casa? O Poupança no Minuto tem os serviços gratuitos de intermediação ideais para o ajudar em todo o processo de crédito habitação, poupando-o de todas as burocracias e dores de cabeça. Simule já connosco e poupe-se: