analytics
Atente a estes cuidados a ter com pagamentos contactless

Atente a estes cuidados a ter com pagamentos contactless

Os pagamentos contactless, hoje em dia, permitem facilitar – e muito – os processos de pagamento, mas também podem dificultar se não tiver os cuidados certos. Saiba quais. 

25 Jul 20242 min

Vous avez aimé ce que vous avez lu? Partagez-le!

Cuidados que deve ter ao fazer pagamentos contactless 

Se costuma fazer pagamentos contactless, ainda que seja um processo mais simples e cómodo, é preciso ter cuidados para que não se torne num problema. 

Pagar com um cartáo bancário de forma contactless é mais rápido, uma vez que basta tirar o cartão do bolso e passar pelo terminal multibanco. 

Contudo, “a simplicidade traz também advertências e se não houver cuidados, os mais desatentos podem ser enganados”, pode ler-se no Notícias ao Minuto o alerta do Banco de Espanha. 

O Banco alerta então para um gesto do qual não se deve esquecer quando faz pagamentos com esta funcionalidade. Isto é: confirmar sempre o valor a pagamento. 

É recorrente, com a pressa, apresentar apenas o cartão ou o telemóvel para pagar, sem confirmar o valor da transação. O que incorre em risco de ser burlado, ou até de pagar um valor superior ao suposto por engano do comerciante. 

Contudo, o Banco de Espanha indica ainda outros cuidados que deve seguir para não perder conta aos pagamentos contactless e não seja enganado: 

  • “Ao efetuar um pagamento sem contacto, quando encostar o telemóvel ou o cartão, verifique o montante apresentado no ecrã e certifique-se de que está correto”.  
  • Guarde o recibo da loja. Desta forma, pode certificar-se de que o montante cobrado no telemóvel ou no cartão corresponde ao montante da compra”. 
  • Verifique os débitos do cartão na sua conta para ter um melhor controlo das transações que efetua”. 
  • “Por último, informe-se junto do seu banco sobre a possibilidade de lhe enviar uma mensagem SMS sempre que for efetuado um débito no cartão associado ao seu telemóvel”. 

Para mais dicas financeiras, acompanhe os artigos do nosso site e subscreva a nossa newsletter semanal! Ou caso deseje poupar com os seus créditos e/ou seguros, contacte diretamente um dos agentes do Poupança no Minuto, para um serviço gratuito de intermediação de crédito e mediação de seguros:

Newsletter

Abonnez-vous à notre newsletter et ne manquez aucun contenu.



Simulateurs
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermédiaire de Crédit inscrit auprès de la Banque de Portugal avec le nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrite à la ASF avec le nº 423578365


Poupança no Minuto est une marque de Financefy, S.A., intermédiaire de crédit lié, immatriculé auprès de la Banque du Portugal sous le numéro 0006860. Services autorisés : présentation ou proposition de contrats de crédit aux consommateurs. Assistance aux consommateurs, par la réalisation d'actes préparatoires ou d'autres travaux de gestion précontractuelle relatifs à des contrats de crédit non présentés ou proposés par l'entreprise. Prêteurs: Bankinter, S.A. - Succursale au Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Succursale au Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Succursale au Portugal, Immobilier Credit Union, S.A., Établissement Financier de Crédit (Entreprise Unique) - Succursale au Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Institution Financière de Crédit, S.A.