
Desigualdade de género no trabalho persiste em 2025: Mulheres continuam em desvantagem
Apesar dos avanços na educação e competências, as mulheres em Portugal enfrentam ainda disparidades salariais e sub-representação em cargos de liderança, segundo estudos recentes.
Mulheres mais qualificadas, mas menos reconhecidas
Um estudo da SHL Portugal, apresentado na 37.ª sessão plenária do Fórum iGen e citado pelo Notícias ao Minuto, revela que as mulheres jovens em início de carreira demonstram maior prontidão e potencial cognitivo, com melhores resultados em competências como responsabilidade, adaptação à mudança e resolução de problemas.
Apesar disso, persistem disparidades salariais e uma significativa ausência de mulheres em cargos de liderança, indicando que o género continua a ser um fator diferenciador na vida profissional.
Disparidades salariais persistem
Dados do Barómetro das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens indicam que, em 2023, as mulheres em Portugal ganharam, em média, 11,1% menos do que os homens, mesmo em funções semelhantes.

A diferença é mais acentuada em setores como as indústrias transformadoras e atividades artísticas, onde o fosso salarial ajustado ultrapassa os 14%.
Barreiras invisíveis à ascensão profissional
O estudo destaca a importância de criar condições estruturais desde o início da carreira que apoiem as mulheres jovens num percurso verdadeiramente equitativo e sem barreiras invisíveis à sua evolução.
Sugere-se que as organizações redefinam competências, gerem talento com base em dados e reforcem a confiança e a agência das mulheres jovens para promover a igualdade de género no ambiente profissional.
Caminhos para a igualdade
A persistência das desigualdades de género no mercado de trabalho português sublinha a necessidade de políticas mais informadas e justas de desenvolvimento de talento.
Promover a igualdade de oportunidades e eliminar as barreiras invisíveis são passos essenciais para garantir que as competências e qualificações das mulheres sejam reconhecidas e valorizadas de forma equitativa.
Saiba mais sobre a atualidade financeira acompanhando o Poupança no Minuto nos seguintes canais:
Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.