analytics
Medicamentos espalhados em simetria

Medicamentos grátis para (alguns) idosos: Como funciona a medida?

O Conselho de Ministros aprovou algumas medidas direcionadas aos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI), como medicamentos grátis. Conheça as medidas em causa. 

21 May 20242 min

Liked what you just read? Share it!

Beneficiários do CSI passam a ter medicamentos prescritos gratuitos 

O Conselho de Ministros aprovou a gratuitidade dos medicamentos que necessitavam de prescrição médica, para os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI). 

De acordo o Notícias ao Minuto, agora o nível de comparticipação dos medicamentos com prescrição médica será de 100% para cerca de 145 mil idosos, face aos 50% atuais. 

Esta medida entrará no próximo dia 1 de junho, podendo os beneficiários, a partir desta data, deslocar-se à farmácia para levantar os seus medicamentos (que precisam de receita médica) sem efetuar qualquer pagamento.  

Note que para os medicamentos de venda livre não está prevista a aplicação de descontos ou isenções, ainda que também prescritos pelo médico, como esclarece a DECO PROteste, segundo o site de informação

Na notícia é também esclarecido que a comparticipação de 100% se aplica a medicamentos sujeitos a receita médica, quer de marca, quer genéricos

“Os idosos abrangidos pela medida continuam a poder adquirir os seus medicamentos em qualquer farmácia, como acontecia quando os medicamentos eram pagos pelo utente. Apenas têm de apresentar a receita médica ao farmacêutico. No sistema informático da farmácia já existirá a informação de que aquele utente beneficia de comparticipação de 100%, que será aplicada automaticamente”, está ainda explicado na notícia. 

Saiba ainda que, a partir de junho, o Governo vai aumentar o valor de referência do CSI em 50 euros – de 550 para 600 euros, sendo que apenas serão contabilizados os rendimentos dos pensionistas e reformados que se candidatem à atribuição. 

Sobre o CSI, a notícia explica que o primeiro-ministro tomou também a decisão de “eliminar a condição de recurso segundo a qual os rendimentos dos filhos dos candidatos a beneficiários podia inviabilizar a atribuição desta prestação”. 

Se procura poupança, está a ler o site certo. Aumente a sua literacia financeira através dos nossos artigos diários e da nossa newsletter semanal, ou contacte-nos diretamente no caso de ter créditos e seguros, porque os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudá-lo a diminuir as suas prestações mensais! 

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.



Simulators
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Credit Intermediary registered with Banco de Portugal (Bank of Portugal) as nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda (Insurance Mediation Ltd), registered at ASF as nº 423578365


Poupança no Minuto is a brand owned by Financefy, S.A., a linked credit intermediary registered with the Bank of Portugal under number 0006860. Services authorized to provide: Presentation or proposal of credit agreements to consumers. Assistance to consumers, through the performance of preparatory acts or other pre-contractual management work in relation to credit agreements that have not been presented or proposed by the company. Lenders: Bankinter, S.A. - Branch in Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Branch in Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Branch in Portugal, Real Estate Credit Union, S.A., Credit Financial Establishment (Sole Proprietorship) - Branch in Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Credit Financial Institution, S.A.