
Vai reservar férias pela internet? Os cuidados e o que fazer em caso de burla
Leia o alerta da DECO PROteste.
“Cuidado” e “não desista” se for enganado - é o alerta da DECO sobre a marcação de férias online
Segundo a DECO PROTeste, pelo que se lê no Notícias ao Minuto, têm surgido mais casos de anúncios falsos de alojamentos em sites de reservas e há uma lacuna legal que deixa os consumidores desprotegidos. A organização pede especial atenção ao fazer este tipo de reservas online.
A DECO aconselha ainda que, em caso de fraude, não se desista - muitas situações têm solução com a ajuda da organização.
Em 2024, a DECO recebeu 17 mil pedidos de apoio de consumidores, e cerca de 70% foram resolvidos favoravelmente. Por isso, se estiver certo, vale a pena reclamar, mesmo perante obstáculos.

Contudo, a organização reconhece que nem sempre há soluções eficazes, especialmente quando a legislação não cobre devidamente situações de fraude em sites de alojamento.
A DECO reforça que é urgente garantir proteção aos utilizadores destas plataformas, uma vez que os sites de alojamento não assumem, atualmente, responsabilidade pelas reservas feitas entre os anfitriões e os hóspedes - deixando os consumidores desprotegidos.
Então, antes de marcar a sua estadia, informe-se bem. A DECO aconselha a leitura do seu guia sobre fraudes em alojamentos de férias, que ajuda a identificar sinais suspeitos e explica como agir caso seja enganado. Leia aqui.
Saiba ainda: Férias: A quantos dias tenho direito, e posso renunciar?
Para mais conteúdos semelhantes, basta acompanhar o Poupança no Minuto pelos seguintes meios: