analytics
Casal jovem descontraído dentro de uma banheira decorativa, num cenário criativo, simbolizando liberdade e leveza após conseguir crédito habitação 100% financiado.

Financiamento a 100% no crédito habitação para jovens: Como funciona?

Os jovens podem fazer pedido para aceder a financiamento a 100% na compra de casa com crédito habitação, através da medida de garantia pública. 

30 Sep 20242 min

Liked what you just read? Share it!

Quais as condições da garantia pública na compra de casa para jovens, para um financiamento a 100%?

Os jovens podem recorrer ao financiamento a 100% no crédito habitação, através da garantia pública para comprar casa desde o início de 2025. 

Sobre as condições de requisito, a regulamentação estabelece: Destina-se a jovens entre 18 e 35 anos, com morada fiscal em Portugal, rendimentos até ao 8.º escalão do IRS, não podendo ser proprietários de outro imóvel habitacional, e para imóveis até 450 mil euros. 

De relembrar que a garantia pública do Estado em causa incide sobre 15% do valor de transação, permitindo os bancos financiar a totalidade do valor do imóvel. A garantia em causa é prestada pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) aos bancos.

Os jovens que aderirem à garantia podem beneficiar da mesma durante 10 anos, contando da celebração do contrato de crédito, extinguindo as obrigações do mutuário que se cumprissem antes desse prazo. Note que se amortizar parcial ou totalmente o crédito, a garantia também se reduz na mesma proporção. 

Ou seja, se entrar em incumprimento, também o Estado pode ser chamado a pagar até 15% do capital em dívida, o que ficará depois sub-rogado nos direitos do banco para recuperar o montante ao mutuário. 

Apesar de esta medida contornar a medida macroprudencial do Banco de Portugal face ao limite máximo de financiamento de 90% para aquisição de habitação própria e permanente (o mais baixo entre o valor de aquisição ou avaliação), os bancos continuam a ter de seguir as outras regras

Por exemplo, devem continuar a respeitar o limite do rácio debt service-to-income, que determina que o conjunto das prestações de crédito não deve ultrapassar 50% do rendimento líquido do mutuário, salvo exceção. 

Quer iniciar o seu processo de crédito habitação, recorrendo às medidas de apoio atuais? Recorra a um intermediário de crédito sem custos, como o Poupança no Minuto, que trata de tudo por si ao longo do processo. Garanta a melhor proposta do mercado e poupe(-se)!

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.



Real estate mortgage
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Credit Intermediary registered with Banco de Portugal (Bank of Portugal) as nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda (Insurance Mediation Ltd), registered at ASF as nº 423578365


Poupança no Minuto is a brand owned by Financefy, S.A., a linked credit intermediary registered with the Bank of Portugal under number 0006860. Services authorized to provide: Presentation or proposal of credit agreements to consumers. Assistance to consumers, through the performance of preparatory acts or other pre-contractual management work in relation to credit agreements that have not been presented or proposed by the company. Lenders: Bankinter, S.A. - Branch in Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Branch in Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Branch in Portugal, Real Estate Credit Union, S.A., Credit Financial Establishment (Sole Proprietorship) - Branch in Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Credit Financial Institution, S.A.